menu.about

about.history

about.history

O Colégio Adventista de Uberlândia de Uberlândia situada na rua Jorge Martins Pinto, 739 - Santa Mônica a partir da aprovação deste regimento Portaria nº 1063/2018, passou a ser a primeira Escola particular com Ensino Médio para a população do bairro Santa Mônica e bairro vizinhos.

Autoriza pela portaria 39/74, iniciou suas atividades com salas de Educação Infantil em 1974, somente em 1979 foi autorizado o funcionamento do Ensino Fundamental conforme o parecer 33/79, sob a direção da professora Divina Barcelos de Menezes. Sua sede foi inaugurada em 23 de dezembro de 1978, em evento concorrido, ao qual compareceram autoridades de Uberlândia, como os secretários de governo e da educação, representantes da Educação Adventista, além de membros da Igreja Adventista, pais e estudante. A sede inicial era emprestada: um prédio da LBA, situado à Rua Duque de Caxias, número 50, no centro da cidade. A aula inaugural aconteceu no dia 31 de março de 1979, data oficial do aniversário COLÉGIO ADVENTISTA DE UBERLÂNDIA.

A ideia inicial era permanecer no máximo 2 anos no imóvel emprestado, prazo considerado suficiente para a construção de um prédio próprio. Mas apenas em 1983 foi realizada a solenidade de lançamento da pedra fundamental do novo prédio. Àquela altura, o CEAUCOLÉGIO ADVENTISTA DE UBERLÂNDIA tornara-se uma instituição de ensino conhecida e respeitada na cidade, tendo participado com êxito de diversos eventos na cidade desde seu primeiro ano de funcionamento, caso das Olimpíadas Estudantis e dos desfiles de 7 de setembro.

Finalmente, em 16 de agosto de 1988 foi realizada a aula inaugural do novo prédio, sob a direção do professor Elias Fraga Germanowicz, na rua Jorge Martins Pinto, 739, no Bairro Santa Mônica, endereço atual da escola. A inauguração oficial no novo endereço, com todas as séries e funções, deu-se apenas em 22 de dezembro de 1991, doze anos depois do início das atividades na cidade de Uberlândia.

Nos 44 anos de existência do CEAUCOLÉGIO ADVENTISTA DE UBERLÂNDIA em Uberlândia, podemos afirmar que mais de uma geração pôde usufruir de uma educação de qualidade, aliada aos princípios cristãos defendidos pela escola. Foram anos abençoados, onde a garra, a persistência, o espírito de luta de cada um dos colaboradores que cerraram fileiras ao nosso lado fizeram a diferença.

Podemos mostrar que, numa época em que o valor das pessoas é estabelecido em função das vantagens auferidas, cada aluno que foi confiado a nós recebeu a atenção necessária e a valorização justa, independente da religião, etnia, posição social ou cultural.

Desde sua inauguração esteve empenhado no oferecimento da mais alta qualidade de ensino, de valores, aliado a uma ambiência escolar perfeitamente organizada e de formação integral.

Os diretores que administraram o Colégio Adventista de Uberlândia de Uberlândia foram:

Divina Barcelos de Menezes 1978 e 1979. Elza Dias de Souza de 1982; Elias Fraga Germanowicz de 1988 a 1994; Olga Fernandes dos Reis – 1994 a 1995; Laura M. A. R. Mateus de 1998 a 2004; Patrícia Faria Machado Tavares de 2005; Eduardo de Souza Andrade – 2006 a 2007; Cláudio Alves Meirelles de 2008 a 2011; Sérgio Strapassan 2012; Marcos Vinícios Santiago 2013; Air de Aguiar Guimarães Filho (2013-2021) e o atual diretor Carlos Cesar Figueiredo Junior (março 2021 – atual).

A Rede Educacional Adventista vem realizando um sonho instituído pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que teve sua origem num grupo de estudiosos da Bíblia. Estes, ao compreenderem a verdade bíblica sobre o segundo advento de Cristo a esta Terra, organizaram-se como igreja em 1863.

Com o propósito de oportunizar aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com a Bíblia e com os princípios cristãos, este grupo decidiu estabelecer escolas que, no decorrer dos anos, expandiu sua clientela a todos aqueles que simpatizavam com sua filosofia e seus métodos.

A primeira instituição educativa formal da Igreja Adventista do Sétimo Dia data de 1872, no estado de Michigan nos Estados Unidos da América do Norte.

No Brasil, o início se deu em 1896, através do Colégio Internacional, em Curitiba, Paraná.

A Rede Educacional Adventista está presente em cerca de 145 países, contribuindo para a formação de crianças e jovens, oferecendo-lhes Educação Básica e Ensino Superior.